terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Algumas técnicas podem aumentar a sua compreensão de texto, tornando os estudos mais produtivos e eficientes; confira quais são elas.

A leitura é um hábito indispensável na rotina de qualquer pessoa, sobretudo na dos estudantes. Seja na escola ou na universidade, os livros estão sempre presentes, e uma boa interpretação de textos é essencial para compreender o conteúdo estudado. Quando o aluno entende o que lê, ele torna a assimilação da matéria muito mais fácil, e, consequentemente, ele irá garantir um bom desempenho nas provas.

Confira a seguir 4 atitudes fundamentais para facilitar a sua leitura:

1 - Mantenha o foco nas partes mais importantes do texto
Ao ler um texto, priorize as partes mais relevantes e, em seguida, destaque-as.

2 - Faça um resumo
Durante a leitura, procure escrever um breve resumo para que você possa identificar quais são os principais argumentos do autor, o contexto e a descrição do texto (nomes e datas importantes, por exemplo).

3 - Reserve um tempo suficiente para a leitura
Não leia com pressa. Procure reservar pelo menos uma hora para a leitura, de modo que você possa tirar um bom aproveitamento da leitura, compreendendo os principais assuntos abordados ao longo do texto.

4 - Pesquise informações complementares relacionadas ao texto
Procure realizar pesquisas paralelas que estejam relacionadas com a sua leitura. Busque informações relevantes, identificando as principais características do autor: quais são as suas principais ideias, qual é o contexto abordado por ele, seus argumentos, entre outras.

Aplique essas dicas em 2015 e torne a sua leitura muito mais eficiente!

Publicado no Universia Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

É uma gentileza você se identificar para a publicação de seu comentário. Se não o fizer, resguardo-me do direito de não publicá-lo.

As 5 mais lidas

Jan Amos Komenský

Jan Amos Komenský
Comenius
  1. Jan Amos Komenský, foi um bispo protestante da Igreja Moraviana, educador, cientista e escritor checo. Como pedagogo, é considerado o fundador da didática moderna. Wikipédia