1 – DEFININDO A PEDAGOGIA
Pedagogia é a arte e ciência de ensinar e educar. A palavra PEDAGOGIA tem origem em 03 vocábulos gregos;
- PAIDOS : CRIANÇA
- AGEIN : CONDUZIR
- LOGIA : TRATADO
São processos e técnicas de ensino que fazem uso das leis psicológicas que regem o crescimento e o comportamento do ser humano.
2 – DEFININDO A ADOLESCÊNCIA
A
adolescência é um período da vida que se estende entre a fase da
infância e a fase adulta. Ela é um processo dinâmico e não um estado. É
um estágio onde acontece um período radical de transição que deve ser
vivido com naturalidade e intensidade pelo adolescente e um tempo
especial onde os adultos precisam compreendê-los em suas inquietações.
A adolescência é considerada um fenômeno de caráter psicológico e social com diferentes particularidades que variam de acordo com o contexto no qual o adolescente está inserido.
A palavra adolescência deriva do latim ad (a, para) e olescer (crescer), caracterizando, portanto, o processo dinâmico que o indivíduo apresenta na sua aptidão de crescer. A adolescência também tem raízes na palavra adolescer, de onde origina a palavra adoecer. Temos, pois, uma dupla etimológica: crescer no sentido físico e psíquico e adoecer com as transformações biológicas e mentais que se sucedem nesta fase da vida.
A adolescência é considerada um fenômeno de caráter psicológico e social com diferentes particularidades que variam de acordo com o contexto no qual o adolescente está inserido.
A palavra adolescência deriva do latim ad (a, para) e olescer (crescer), caracterizando, portanto, o processo dinâmico que o indivíduo apresenta na sua aptidão de crescer. A adolescência também tem raízes na palavra adolescer, de onde origina a palavra adoecer. Temos, pois, uma dupla etimológica: crescer no sentido físico e psíquico e adoecer com as transformações biológicas e mentais que se sucedem nesta fase da vida.
3 – CONHECENDO AS NECESSIDADES DO ADOLESCENTE NO PROCESSO PEDAGÓGICO
Ensinar
é mais do que transmissão de conhecimentos. È despertar a mente do
aluno, promovendo a aprendizagem por parte do mesmo, fazendo-o pensar e
agir por si próprio. O ensino bíblico deve visar o homem em todo o seu
aspecto, ou seja, espírito, alma e corpo, promovendo a formação de um
caráter verdadeiramente cristão.
O educador de Adolescentes, para que alcance os objetivos do processo
pedagógico, precisa conhecer as diversas necessidades e inúmeros
conflitos que cercam suas vidas. Vejamos alguns aspectos dessas
necessidades;
- Aspectos Físicos : Estão se desenvolvendo rapidamente e tanto podem estar bem dispostos quanto não querendo fazer absolutamente nada. Tornam-se desajustados por causa das transformações físicas que estão ocorrendo em seu corpo.
- Aspectos Mentais : A capacidade de raciocínio do adolescente está em pleno desenvolvimento. Ele busca novidades, novas descobertas, especula, obstrui, analisa, e critica. “é uma verdadeira transformação na inteligência que afeta todos os aspectos da sua vida”.
- Aspectos Sociais : O adolescente quer ser adulto e independente. Ele gosta de grupos fechados, fica encabulado facilmente e tem consciência de seus problemas. Cultua heróis, é leal ao seu grupo e tem interesse pelo sexo oposto.
- Aspectos Psicológicos : A adolescência é a época das emoções profundas, intensas e duradouras, os acordes do sentimento respondem ao maior número de estímulos, gerando sentimentos inconstantes, deixando o adolescente vulnerável aos apelos que lhe são feitos através da mídia. Durante a adolescência a vida emocional não encontra equilíbrio. O desenvolvimento físico transtorna o controle nervoso. O alargamento do horizonte intelectual e a nova consciência social apresenta um vasto campo para conflitos emocionais. O adolescente geralmente flutua entre a alegria e a tristeza. A histeria é uma das fraquezas típicas do período.
- Aspectos Espirituais : O adolescente está pronto para a salvação. Estudos mostram que a maioria das conversões que ocorrem antes dos 17 anos é permanente. Com a ampliação da vida mental e social do adolescente, a atração pela personalidade eleva-se ao máximo. Conhecendo Cristo, o adolescente encontra Nele a mais alta expressão de personalidade. Com uma direção compreensiva ele pode ser levado a fazer uma entrega pessoal como Salvador e Senhor. Contra a opinião de muitos adultos, o adolescente quer uma fé que seja prática. Suas emoções em desenvolvimento o conduzem àquelas atitudes fundamentais na verdadeira fé em Cristo.
4 – AS BASES MENTAIS DO EDUCADOR NO PROCESSO PEDAGÓGICO PARA ADOLESCENTES
Existem
quatro coisas básicas que devem nortear a mente do dirigente/orientador
a fim de que haja um aproveitamento necessário quanto à aprendizagem do
adolescente:
- Por que ensino? É de fundamental importância que o dirigente/orientador tenha convicção de que é vocacionado para esse honroso trabalho, bem como pela consciência de ensino por amor e gratidão a Deus e também em obediência.
- Para que ensino? O maior propósito do dirigente /orientador quanto ao ensino deve ser alcançar a mente e o coração do adolescente através da Palavra de Deus, e contribuir para a criação de bons hábitos cristãos, proporcionando a formação de um caráter ideal ( Hb 10.6 ).
- O que ensino? O dirigente/orientador deve ter em mente que é o ensino da Palavra, sob a unção do Espírito Santo que proporcionará o desenvolvimento de um caráter cristão.
- A quem ensino? É importante o dirigente/orientador ter consciência de que o adolescente não é mais uma criança, também não é um adulto, mas um ser que sofre as consequências de um processo de transformação em relação ao corpo, idéias, emoções e comportamento.
5 – A DIDÁTICA APLICADA AO ADOLESCENTE
Normalmente
somos bem informados e preparados teoricamente sobre o tópico anterior,
mas muito limitados sobre como fazer, ou seja, a maneira prática de
transmitir o ensino. Vejamos alguns procedimentos que farão diferença na
nossa maneira de transmitir a Palavra de Deus para os adolescentes:
- Ensinar a partir das necessidades do adolescente (espirituais, emocionais, sociais e físicas).
- Ensinar de maneira informal, deixando-os assim à vontade para formular perguntas.
- Ensinar vida e não apenas conteúdo.
- Dar atenção personalizada, sem jamais discriminar.
- Procurar conhecer, aceitar e valorizar cada adolescente.
- Ensinar preparando vidas para o presente, para o futuro e para eternidade.
- Aplicar as várias metodologias de ensino.
6 – REQUISITOS BÁSICOS PARA O EDUCADOR DE ADOLESCENTES
- Preparo Intelectual : Conhecimento técnico (pedagógico/psicológico) e teológico.
- Preparo Emocional : Equilíbrio, autocontrole, motivação. Não trazer para a sala problemas pessoais, nem deixar transparecê-los.
- Preparo Espiritual : Oração, jejum, dependência do Espírito Santo.
- Preparo Interpessoal : Bom relacionamento e trato com o adolescente.
BIBLIOGRAFIA
- Cláudio Rogério, Congresso Nacional de E.B.D., CPAD.
- Eliezer Moraes, Congresso Nacional de E.B.D., CPAD
- Antonio Gilberto, Manual da Escola Bíblica Dominical, CPAD.
- Jamiel de Oliveira Lopes, Aprendendo a Lidar com o Adolescente, CANDEIA.
Elaborado pelo Pastor Altair Germano
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