A internet e os dispositivos móveis trouxeram grandes ideias e oportunidades para a área da educação. Hoje em dia é possível aprender de qualquer lugar, ministrar aulas e lições de forma mais eficiente e otimizar o tempo dentro da sala de aula.
No entanto, muitos professores e educadores ainda têm receio em utilizar a tecnologia como uma aliada. Não há nada de errado com os métodos tradicionais, porém, o uso da tecnologia pode fazer com que seus alunos tirem mais proveito do que você está ensinando. Aliás, os jovens certamente sentem-se mais atraídos quando aprendem com o auxílio da tecnologia, tão presente em suas vidas.
Antes de adotar alguns serviços, aplicativos ou ferramentas para ministrar as suas aulas e os trabalhos dos alunos, você deve conhecê-las muito bem. Sem esse conhecimento, a probabilidade da tecnologia se tornar um problema ao invés de uma solução será muito maior. Além disso, é necessário que todos os alunos se sintam à vontade com suas ideias.
Hoje pensei em 3 maneiras simples, para aqueles professores que ainda estão iniciando com essa coisa de novas tecnologias, de usar a tecnologia a favor de suas aulas, sem riscos e sem receios.
1. TIRE DÚVIDAS DOS ALUNOS
Você pode utilizar ferramentas de chat ou grupos nas redes sociais para compartilhar conteúdo com seus alunos e tirar as dúvidas deles.
Isso poderá ajudá-los a ficar mais envolvidos com a matéria e também a aumentar a produtividade de suas aulas, já que você não precisará gastar tempo tirando as dúvidas da última aula.
2. COMPARTILHE CONTEÚDO EM TEMPO REAL
Com a ajuda da tecnologia e da internet você pode compartilhar conteúdos, ebooks e artigos com seus alunos em tempo real durante a aula.
Enquanto explica sobre um determinado tema, você pode fornecer fontes mais detalhadas para seus alunos, oferecendo assim a possibilidade para que eles façam suas próprias pesquisas e tenham um conhecimento muito mais amplo da matéria.
3. ACOMPANHE AS TAREFAS E TRABALHOS
Utilizando um serviço de compartilhamento de documentos como o Google Docs ou o Office, você poderá acompanhar os trabalhos e tarefas de seus alunos de onde você estiver.
Em trabalhos colaborativos onde vários alunos participam de um único projeto, o uso da tecnologia pode ser imprescindível para otimizar o tempo e melhorar o envolvimento de todos. Por acompanhar passo a passo o andamento dos trabalhos, você pode ajudá-los a entender mais a fundo sobre um assunto e incentivá-los a ir mais longe.
Publicado em Lendo
terça-feira, 10 de novembro de 2015
Related Posts:
Como evitar erros nas apresentações Eunice Mendes (*) Todo apresentador fica muito exposto. Do primeiro ao último momento, tudo nele é observado e avaliado. Reunimos aqui as principais gafes cometidas por apresentadores. Elas acabam destruindo as apresen… Continue Lendo
8 métodos para ensinar melhor seus alunos em sala de aula Ensinar e aprender são dois desafios e eles andam juntos. Logo, o papel do professor não é fácil de ser executado. Hoje, existe uma grande variedade de formas, nas quais diversos métodos podem ser combinados. A escola é u… Continue Lendo
Como fazer uma apresentação de trabalho inesquecível Fazer uma apresentação de trabalho é uma atividade frequente na vida de todos os alunos, do ensino fundamental ao doutorado. Ao longo da nossa jornada de estudos, temos que fazer apresentações de seminários, de trabalhos em… Continue Lendo
3 maneiras simples de usar a tecnologia em suas aulas A internet e os dispositivos móveis trouxeram grandes ideias e oportunidades para a área da educação. Hoje em dia é possível aprender de qualquer lugar, ministrar aulas e lições de forma mais eficiente e otimizar o tempo de… Continue Lendo
Técnicas didáticas para apoiar o professor na sala de aula O vídeo acima, Técnicas Didáticas, foi publicado na comunidade Face Escola, do Facebook e trata-se de, como indica o subtítulo, de "Ferramentas para apoiar o professor na sala de aula", com sugestões de procedimento… Continue Lendo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
É uma gentileza você se identificar para a publicação de seu comentário. Se não o fizer, resguardo-me do direito de não publicá-lo.